Hoje, dou início a uma série de 3 artigos sobre a próxima época do Club Sport Marítimo, e que melhor maneira de começar do que com os novos elementos que integram o nosso plantel.
Romain Salin (Guarda-Redes, 26 anos, França) - Depois de uma época ao serviço da Naval, Salin chega ao Marítimo como alternativa directa a Marcelo Boeck. Como ponto negativo, o francês sofreu um total de 45 golos na Liga 2010/11 (só superado por Peiser com 48 golos), o que, em parte, pode ser explicado pela fraca defesa que tinha à sua frente. A grande questão será saber se Salin será concorrente à altura de Peçanha, uma vez que Ricardo Ferreira, à imagem de Marafona, não deverá ter espaço para jogar.
Uche Oguchi (Defesa, 23 anos, Nigéria) - Com passagens por várias equipas do campeonato nigeriano, e uma curta experiência no FC Köln, Oguchi será, juntamente com Briguel, opção para ocupar o lugar de defesa-direito no onze do Marítimo. Sem qualquer referência da sua real capacidade, resta acrescentar que tem percurso nas selecções jovens da Nigéria, com culminar com uma presença na selecção principal.
Anibal Domeneghini (Médio, 26 anos, Argentina) - Domeneghini, chega do campeonato paraguaio para desempenhar funções como médio-direito. Tendo por base as indicações deixadas no jogo de apresentação, o argentino é um jogador com grande pendor ofensivo e com muito à vontade no remate. Infelizmente, pareceu-me algo lento e por vezes perdido dentro de campo, situações passíveis de correcção até ao início da época.
Nassim Ouammou (Médio, 18 anos, França/Marrocos) - Proveniente da formação do Saint-Étienne, este jovem franco-marroquino, de acordo com declarações suas, vem para ocupar um lugar na equipa B. Deixo-vos uma entrevista de Nassim que, a ser verdadeira, mostra alguma falta de informação por parte do jovem marroquino, pois aponta o Marítimo como 5º classificado na época passada, o que, infelizmente, não corresponde à verdade. http://footballanatomy.wordpress.com/2011/07/20/rencontre-avec-nassim-ouammou-joueur-du-cs-maritimo-portugal/
Taiwo Hassan Olayiwola (Médio, 22 anos, Nigéria) - Ex-atleta do Shooting Stars (Nigéria), Taiwo apresenta como nota de destaque, o facto de ser internacional-B pela selecção do seu país.
Ekele Udojoh (Avançado, 21 anos, Nigéria) - Jovem avançado nigeriano, Udojoh é dono de um currículo, no mínimo, invulgar, com início no seu país, seguido de passagens pelo campeonato chileno e tailandês. Sem qualquer outra referência, resta acrescentar que chega à Madeira com os níveis físicos muito em baixo, como aliás ficou comprovado no jogo de apresentação, pelo que caberá à equipa técnica trazê-lo à melhor forma física.
Christian Pouga (Avançado, 25 anos, Camarões) - Mais conhecido pela época em que jogou ao serviço do Leixões, Christian Pouga é um avançado de grande estampa física (1.93 m), à imagem de Makukula. O camaronês é, claramente, o nome mais sonante do grupo de reforços, sendo, inclusivé, uma pretensão antiga de Carlos Pereira. Assumindo-se como referência fixa no ataque, a chegada de Pouga vai implicar um processo de construção de jogo diferente daquele que era feito para a dupla Kléber/Baba.
Ibrahim Olanrewaju Obayomi (Avançado, 22 anos Nigéria) - Jovem nigeriano, sem qualquer outra referência, par além de ser proveniente de um dos principais clubes nigerianos, o Dolphins FC, à imagem de Oguchi.