domingo, 14 de abril de 2013

Bom sinal

Num país formatado para servir apenas três clubes, é sempre de saudar quando essas equipas perdem troféus, quando perdem jogos. É sempre uma lufada de ar fresco num futebol triste que a maioria entende que deve ser circunscrito às equipas de Lisboa e Porto e não alargado a todo o país.
Pode ser que com estas vitórias, com os sinais dados por alguns clubes, com a união de todos na defesa dos interesses dos clubes fora desse eixo privilegiado e protegido, se possa mudar a perspectiva podre e bacoca que hoje existe no futebol português. 
Com a pressão conjunta entre direcções e adeptos, unidos por essa causa, quem sabe um dia teremos uma Liga com mais do que três equipas. 

Para bem do nosso futebol faço votos de que a Taça de Portugal acabe em Belém, Guimarães ou Paços de Ferreira, que o 3º lugar seja dos castores (que bem o merecem - foram sem dúvida a melhor equipa que passou pelo Caldeirão) e que possamos vencer o próximo jogo em casa

6 comentários:

  1. Agora é torcer que o vencedor da Taça seja todos menos o Boifica. Anti-estarola militante!

    ResponderEliminar
  2. Não posso esconder alguma felicidade de poder ver que o trabalho que o Braga tem vindo a desenvolver está a dar frutos, a todos os níveis. Quem não recorda uma reportagem feita à pouco tempo em que mostrava um vermelho de benfiquistas quando o Braga jogava em casa (supostamente)? Tudo isso terminou, o Braga tem uma massa associativa grande, onde podemos notar o apoio aos seus jogadores de cada vez que joga em casa. Ali o grande é o SC Braga! Os mais novos vão crescer com a mentalidade de que o clube da sua terra é aquele por quem tem de apoiar, filiar-se e vibrar em dias de jogos. Já tem bastante tempo que o Braga ambiciona algo. Julgo ser importante garantir um acesso à Liga Europa através desta taça. Em Inglaterra isso acontece e todos lutam por ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algo que só começou recentemente. Sócios, apoio, crianças nos jogos etc.
      A campanha do Braga tem sido notável, com contratações inteligentes e muito oportunistas. Não pagam transferências, ou muito dificilmente, contratam bons jogadores a custo 0, muitos portugueses com ambição e talento, podendo-se mostrar bons jogadores.
      O que se deve retirar do Braga é que é possível vencer e discutir de igual para igual com ditos grandes.

      Eliminar
  3. O Guimarães confirmou hoje a presença na final da Taça o que significa que estes já não entram na luta pelo apuramento europeu (via I Liga). Ficam a sobrar 4.

    ResponderEliminar
  4. Realmente é certo que o Braga tem sido alvo de uma gestão bastante eficiente, contratando barato e bom. O Marítimo também o poderia fazer no final desta época, temos uma série de jogadores que terminam contrato e seria bastante oportuno reforçar-se a custo zero. Salários poderão ser sempre um entrave, mas mesmo assim não é impossível.

    ResponderEliminar
  5. É verdade que o Braga tem tido uma gestão exemplar e que tem trabalhado de forma muito forte a sua prospecção, mas também têm tido um orçamento que o permite.
    Nesta altura da época já assinaram com 10 atletas e estão em vias de contratar um avançado colombiano pelo qual deverão pagar 500.000€, algo proibitivo nos dias de hoje para a maioria dos clubes da I Liga. E conseguem atrair esses jogadores porque podem oferecer muito acima dos restantes clubes.

    Quanto às nossas renovações, com alguns jogadores não devemos renovar e devemos fazer um pequeno esforço para manter aqueles que são os valores seguros da equipa.
    Com o apoio da equipa B, não precisamos de mais do que 23/24 jogadores no plantel principal. Por isso temos margem para "pequenas loucuras" sem comprometer a nossa rigidez orçamental.

    ResponderEliminar