quarta-feira, 2 de maio de 2012

"A luta de mudar mentalidades no fut. português."

A imagem foi-nos enviada por um dos "colaboradores" do blogue (Marco Nunes) que quis desta forma prestar homenagem e agradecer a gentileza das palavras dos adeptos vitorianos. 
Gostaria de agradecer a todos os que enviaram os seus comentários, a todos os que conseguem compreender a nossa mágoa e que com as suas palavras vieram dar o seu apoio e um novo alento a algo que esteve na génese deste blogue, deste projecto. Agradecer também pela educação e elevação com que a maioria soube participar. 
De referir que usamos o "Vitória" e a cidade de Guimarães como exemplo mas não estamos a criar pactos, grupos ou o que quer que seja. Sonhamos com o dia em que outros exemplos surjam com grande significado. Seria um sinal positivo para o nosso futebol e mereceriam igualmente o nosso respeito e admiração. 


Para quem não seguiu o "debate", aqui ficam as ideias mais importantes, com alguns apontamentos: 

"Só posso dizer às pessoas, tenham orgulho na terra onde nasceram pois é a vossa imagem, aquela que dignifica os vossos valores." - Na mouche.

"Tennham orgulho no vosso clube independentemente de ele ganhar ou perder.
Saudações do Povo de GUIMARÃES que ama o clube da sua terra."

"Vocês é amor às taças, nós é amor à cidade e ao clube onde nascemos!" 

"Lutem pelo Vosso Clube, nunca Desistam! Um abraço desde a Cidade Berço."

"Tenham orgulho na Madeira e no vosso clube local."

"Em Guimaraes as crianças nascem Vitorianas, a primeira coisa que os pais fazem é inscrever os filhos como associados do clube da nossa terra, e não ir ao registo civil. Aqui não há casas de nenhum dos ditos três grandes.
Saudações Vitorianas a todos os Maritmistas, continuem a lutar pelo clube da vossa terra." - Numa palavra.. exemplar. 

"Obrigado pelos elogios para Guimarães. Ainda bem que há quem nos admire e tenha a mesma mentalidade que a nossa. Se nascemos e vivemos na nossa cidade por alguma razão foi. Se toda a gente tivesse esta mentalidade o futebol português não tava como está, em que só os grandes levam com os lucros e atenção do país. ACORDEM! Se isto não mudar, os clubes que não os 3 ditos grandes vão acabar. Cá por Guimarães nunca vamos deixar que isso aconteça. E o facto de vandalizarem a loja do Ronaldo só pode ter sido feito por meia dúzia de palhaços do costume do porto que quando vêm a Guimarães baixam a bola. O país devia ter orgulho no Ronaldo porque é graças a ele que somos conhecidos. Fico contente ao ver que ainda há gente que apoia o clube da Terra. Continuem assim. Um grande abraço de Guimarães!" - Um bem haja. Estou cansado de o repetir. 

"Tenho pena de continuar a ver cidades a não apoiarem os clubes da sua terra, aqui pelo menos em guimarães apoiamos dois clubes Vitoria de Guimarães e Moreirense apesar de muitos que tb apoiam o moreirense não são sócios dele mas é um clube da terra e tem sempre nosso apoio. Força Maritimo, Força Vitoria. Faço o apelo ao povo madeirense abram os olhos a quem é um modelo que devia ser igual em todas as cidades um modelo que nunca traí "amigos" pelas costas preferindo antes enfrentar de frente os problemas que surgem lembrem-se que foi o vitoria que quase tirou o porto da liga dos campeões por causa da corrupção.
mas infelizmente os numeros falaram mais altos, abram os olhos queridos adeptos do marítimo. Um Abraço daqui da cidade Berço e deste Vitoriano."

"Eu sou Vitoriano, e como todos os Vitorianos, tenho paixão pelo meu clube.
Mas dou todo o mérito e tenho todo respeito por todas as pessoas de todos os clubes. Eu nunca atirei pedras a nenhum adepto de outro clube.Mas gostamos de ser respeitados (pelo menos em casa)... Pelos comentários que aqui se têm lido, vê-se logo de onde são as pessoas. Dos clubes chamados grandes (ou que se acham grandes), insultam as pessoas. Pensam que são melhores que os outros ou que têm mais cultura (coitados). Dos adeptos de outros clubes chamados pequenos, continuem o vosso entusiasmo pois só têm a ganhar. Eu não Sou do Vitória por ele ganhar, sou do Vitória porque nasci aqui e porque o sinto (mesmo sem ganhar muitas coisas). Adeptos do Marítimo (apesar se estarem à nossa frente) façam uma boa campanha e continuem a apoiar o vosso clube (que alguns dizem pequeno). Se um dia os clubes pequenos decidissem abandonar o campeonato, o que é que os 3 chamados grandes iriam fazer ? Andar à chapada uns aos outros ? E qual será o argumento de serem melhores ? Porque conseguem mais empréstimos dos bancos ? Os grandes também devem 200 ou 300 milhões de euros. Apenas são grandes porque conseguem empréstimos que não sabem se os vão pagar."

"Continuem a apoiar o vosso clube porque é assim que tem de ser, eu admiro todas as pessoas que apoiam os clubes das suas cidades e não o fazem apenas porque ganham , isso seria fácil demais... Mas há pessoas que nunca entenderão isso, nunca... Mas sinceramente ainda tenho esperança que um dia uma equipa pequena, mesmo com todas as condicionantes do futebol, possa ter sucesso.. Vejamos o caso do APOEL este ano na Champions , alguém se lembra ? ;) Saudações vitorianas"   
"Infelizmente, os "Tugas" preferem festejar titulos, do que sofrer pelo clube da terra que os viu nascer... Não percebo como alguém nado e criado na Madeira pode ser adepto de um clube do continente, por muito que me esforce, não consigo perceber... Talvez com comentários do género dessa criatura do Porto, a maltratar TODOS os madeirenses, os portistas insulares pensem duas vezes... Continuamos na luta, a luta de mudar mentalidades no futebol português. 
Força Marítimo, Saudações Vitorianas." - Mais dois comentários de enorme valor.   

"Só maltratamos quem maltrata o clube do nosso coração... Grande abraço para os verdadeiros maritimistas! "Apoia o clube da tua terra" MENTALIDADE!" - Espero que não interpretem mal. Nunca defendemos a violência mas exigimos que o clube, a instituição e a região, sejam sempre respeitados. Seja por quem nos visita, seja pelos adeptos a que o artigo fazia referência.  

"Quem recebe a pedrada adeptos de outros clubes não é vitoriano é arruaceiro é muito diferente." - Para comprovar o que disse na frase anterior.


"Força verdadeiros Maritimistas."  

28 comentários:

  1. Muito obrigado de coração, adeptos vimaranenses!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo carinho, Guimarães. Brigadas Verde-Rubras!

    ResponderEliminar
  3. Prefiro a mistica do Athletic club Bilbao! É um grande exemplo..

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário removido por queixa de "uso indevido/ abusivo" de nome.

      Eliminar
  5. Tb admiro o Athletic Bilbau mas estamos a falar no caso de Portugal. Em Espanha é um caso a parte. Aqui em Portugal só mesmo o Guimarães como exemplo de amar o clube da Terra. No caso do Braga os adeptos só aperecem pelas recentes vitórias porque de resto são Merda (falando no geral, sei que muitos bracarenses sentem o clube 100%).

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo óptimo trabalho Irredutivel. A quantidade de comentários na mensagem anterior significa que estamos a dar um passo em frente aos objectivos que traçaste para o blogue. Continua. Saudações Maritimistas

    ResponderEliminar
  7. O Vitória Sport Clube é o maior exemplo de lealdade da massa associativa no país. Os estarolas jogam onde for sempre recebem apoio dos adeptos locais, já o Vitória não, porque os seus fiéis adeptos são unicamente da cidade de Guimarães. Eis a diferença entre ter adeptos da sua cidade, e ter formatados dos cornos a apoiar clubes que nem são da sua cidade.
    Logo o Vitória deve ser ser reconhecido por esse facto e, não podemos deixar de referir que aquando da descida deste clube, os adeptos nunca deixaram de o acompanhar e apoiar, o que num dos ditos grandes seria impossível.

    Força VITÓRIA! de um madeirense!

    ResponderEliminar
  8. vitoria é ate ha morte crl!

    quero la saber, se esteja chuva ou sol, paralelos ou facas abertas nao quero saber, nem que o vitoria leve 15-0 em todos os jogos e vá pa distrital!

    ha muito que o vitoria deixou de ser so um clube, ja é mais que isso é uma forma de viver, uma forma de encarar os problemas, nunca desistir e lutar sempre! ganhar ou morrer a tentar!


    eu nasci em guimaraes, tenho 21 anos e sou do vitoria(socio ha 19 anos) e se algum dia tiver filhos, serao educados desde o seu dia 1 para serem vimaranenses e vitorianos!!


    vitoria ate morrer!!

    ResponderEliminar
  9. Muito respeito pelo Maior das Ilhas e os seus amáveis adeptos!

    Saudações vitorianas para todos vocês e um bom final de campeonato.

    ResponderEliminar
  10. Quando os espanhóis cá vierem vão ser todos queimados vivos!

    ULTRAS-RedBoys - SEM MEDO!

    E exigimos que os adeptos madeirenses nos devolvam uma faixa da Bracara Legion, caso contrário terão o mesmo destino!

    Esta faixa: http://i41.servimg.com/u/f41/12/41/76/85/a1110.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ter a tua faixa enfiada pelo cu paneleiro

      Eliminar
    2. a vossa faixa a esta hora, pufff! papel higiénico .l.

      Eliminar
  11. Ultras red boys , adeptos do braga que são do benfica e porto , antes do braga crescer eram desses clubes , agora lembraram se de apoiar o clube da cidade , e por não falar do amor ao clube , pois so conseguem encher estadios com borlas !
    EU SOU DO VITÓRIA E GUIMARÃES É O MEU LUGAR !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai pó caralho seu filho da puta!
      Quando apareceres cá ó espanhol de merda, parto-te o focinho todo! a ti e todos vocês!

      Eliminar
    2. LOL! tu metes um medo do caralho red-gay... nem vou dormir hoje!
      Vocês não passam de adeptos vendidos ao sistema... só resolveram ir agora à bola. E já agora, quando vierem a Madeira (que nem isso fazem) traz contigo os teus amigos da mancha, é tipo: (dois em um). LOL!

      Saudações maritimistas!

      Eliminar
    3. Red gay . são todos da merda do benfica , partes o focinho ? nota se fomos ai a braga este ano , e quando nos apdrejaram fugiram cheios de medo quando saimos dos autocarros , sois uns cobardes !
      quero vos ver a encher um estadio sem borlas !

      Eliminar
    4. uiii e tu ohh RED GAY, quando vieres cá, vao ser todos FODIDOS palahços!!!!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  12. está provada mais uma vez a burrice dos adeptos do Sporting de Marrocos, adeptos do clube á 2 anos, e ainda por cima só se armam em maus quando estão protegidos pelo computados, enfim...

    FORÇA VITÓRIA!
    Abraço para todos os Maritimistas

    ResponderEliminar
  13. RED BOYS nem fales muito que já tivemos a vossa na mão ahahahaha 1 abraço da MADEIRA e dos celtarras .......ahahahahahahahaha

    ResponderEliminar
  14. Eu considero o Braga um exemplo a seguir, não tão visível como o Guimarães, claro. Lembro-me de jogos na década de 80 e 90, no 1º de Maio, em que era quase tudo benfiquista. Hoje em dia a situação está a mudar, o scb está a percorrer um caminho que também devia de ser exemplo para o Marítimo.

    ResponderEliminar
  15. Era bom que os madeirenses aprendessem algo com os vimaranenses..

    ResponderEliminar
  16. Obrigado Maritimistas pela homenagem aos adeptos vitorianos, continuo uma vez mais a dizer e triste ver adeptos de outros clubes tao incomodados com algo que nem sequer ta relacionado com o tema, ao anonimo que diz que vai partir a carar ao "espanhol" que meça bem as palavras pois ta a manchar novamente a imagem do clube dele, ja para nao falar a ignorancia que ta a ameaçar partir a cara a uma pessoa que nem ele proprio sabe quem ta a falar, quanto ao outro animo adepto do braga esse sim merece respeito pelo comentario que disse que tambem ja pecorrer esse caminho, espero que assim seja sem duvida, mas mesmo assim para conseguirem algo primeiro tenhem de mostrar verdadeiros senhores e adeptos do futebol onde apreciam o desporto e o espetaculo que é o futebol e depois o seu clube, quanto aos arruaceiros e triste mas existe em todos os lados, niguem ta livre deles, mas somos nos homens e mulheres que gostam de serem respeitados que temos de os expulsar do futebol, pois nao mereçem sequer a dignidade de tranportar o nome da sua cidade as costas. Agora mais um exemplo do verdadeiro vitoriano, na final do jamor do ano passado que todos tantam falam de 6 antes do futebol foi uma festa onde os adpetos dos dois clubes tavam misturados em paz sem problemas, apos final do jogo nada se passava, mas existiam alguns rufias da zona de lisboa que se fizeram passar por adeptos pelo porto que tavam a tentar provocar adpetos vitorianos queriam confusao, houve tambem rufias lisboetas a esfaquear um adepto do vitoria por nao ter-lhe comprado um relogio, pergunto onde andava a policia la nas imediaçoes?? niguem a viu se nao fossem outros adeptos a cair em cima desse rufia ele escapava impune, mas teve azar porque foi ainda mais lixado que quem ele esfaqueou, e um exemplo triste ou sei, mas queria apenas mostrar que aconteça que acontecer o respeito que exigimos e imposto a luta continua, e que devemos sim arrumar os rufias todos, e apoiar o clube da nossa terra respeitando a terra dos outros. SO uma menssagem aos adpetos do braga, nao adianta porem bilhetes para os socios do vitoria a 50 euros pk nos iremos mesmo assim podem ser em menos quantidade mas vamos, quanto vos mesmo com bilhetes a 25 nem coragem tiveram de por ca os pes, pk??? medo ou vergonha da vossa ignorancia ou lambe botas ao pintinho??? sim porque braga mais cedo ou mais tarde será descoberto como o boavista :) corrupção anda por ai a policia se cuidem

    ResponderEliminar
  17. De referir que este blogue é uma referência na área verde-rubra, atrevo-me mesmo a dizer que é o melhor blogue. Sempre que ligo o pc, um dos primeiros sites que abro é este.
    No domingo dei-me ao luxo de ler o projecto desde o início e existe uma diferença indescritível neste momento para o passado.
    Sempre a melhorar, na vanguarda!

    Força Irredutível!

    ResponderEliminar
  18. Mais uma vez agradeço-lhe o apoio.
    Se leu do início apercebe-se de que a intenção é que o projecto acolha todos os "verdadeiros" maritimistas que queiram participar e colaborar. É um projecto aberto que tem o objectivo, desde início, de juntar o máximo de pessoas com disponibilidade para discutir o clube, para apresentar ideias, soluções e para meter mãos à obra.
    Estes próximos anos serão muito duros, não me canso de o dizer, e a única maneira de o clube se manter, de sobreviver, é se estivermos mais unidos do que nunca. É esse o meu objectivo, é para isso que dedico aqui o meu tempo.
    E quantas mais pessoas estiverem inseridas mais heterogéneo será. Não é possível agradar a toda a gente por isso não nos devemos limitar a uma só pessoa, daí dizer que este espaço é de todos (os que atrás referi). Todos os que vierem por bem, serão bem-vindos.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  19. Estes Braguinhas são mesmo uns merdas, julgam-se superiores em que? a meio dúzia de anos quando era no antigo estádio 1 de Maio andavam 4 ou 5 gajos a morrer nas bancadas..

    Também não entendo como é que um gajo dos RED reclama a faixa da LEGION, são advogados de defesa?

    Guimarães é Guimarães e admiro muito os seus seguidores, apesar da equipa não andar muito bem são sempre os mesmos, lutam pelos ideais do clube.

    Para o ano o pessoal de GUIMARES que venha a Madeira que serão bem recebidos, um grande abraço aos sócios do Vitoria/WA/IG/TIF

    ResponderEliminar
  20. Abraços Vitorianos ! Juntos conseguimos!

    ResponderEliminar
  21. Redboy da piça só falas na net!!! Quando vamos ai fogem cagões ...


    Odeias-nos? Ninguém odeia os fracos :D

    ResponderEliminar