sexta-feira, 23 de março de 2012

Futebol do povo?

Isso era dantes. 

C. S. Marítimo x Gil Vicente, segunda-feira às 18h. 
Há alguns anos era assim. Os jogos eram, quase todos, ao domingo à tarde na mesma hora e os estádios enchiam para a "festa do povo". 
Hoje, com todas as condições (com estádios cobertos, confortáveis,...), não temos adeptos no estádio. Temos uma maioria que é uma imitação barata que não sai do seu cadeirão e se diz fanático de clubes aos quais não têm ligação. São destes bons exemplos aqueles que falam "do meu Barcelona/ Real Madrid/ City/ Chelsea" e dos que, na Madeira, só metem os pés num estádio duas vezes por época e ainda assim se queixam dos preços dos bilhetes. 
Apesar da grande responsabilidade que três equipas, com os seus jogos de poder, tiveram em Portugal para chegarmos a esta crise de valores e a esta mentalidade bacoca, os próprios começam agora a sofrer do mesmo mal. Basta ver o exemplo do clube dos "6 milhões" que jogando uma meia-final em sua casa contra o rival, teve nas bancadas 25.000 adeptos (38% da sua ocupação total do seu estádio). Porquê? Preferiram ficar em casa a ver o Barça. 

4 comentários:

  1. Há algum problema em ser do Marítimo e simpatizar com uma equipa europeia, de um país diferente de onde o Marítimo actua? Não me parece... O nosso clube da terra (CSM) está sempre em primeiro lugar jogue contra quem for. Crime sim, devia ser ter dois clubes no mesmo país (Portugal), e infelizmente é o que temos a mais nesta terra, é bi-clubistas.

    Ass. Um sócio e adepto do Marítimo e Manchester United.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que pensa assim e coloca o Marítimo sempre em primeiro.
    A nossa crítica foi para aqueles que em Portugal apoiam dois clubes, tendo depois um clube em Inglaterra, um em Espanha e um em Itália, mudando consoante os tempos. Sim porque agora existem muitos "simpatizantes" do Manchester City, apesar de há muito poucos anos ser um clube de que nem se ouvia falar.

    ResponderEliminar
  3. Isso são modas caro amigo, clubes como o City só se ouve falar durante meia dúzia de anos e depois pufff desaparecem... Agora United, Milan's, Barcelonas e Real Madrid's é normal termos maritimistas aficionados que têm uma simpatia por um clube de inglaterra, espanha ou italia, mas não passa disso, o Marítimo está sempre em 1º lugar seja contra quem for.

    ResponderEliminar
  4. Enquanto for só simpatia não vejo grande mal. Um bem haja.

    ResponderEliminar