quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Uma mão cheia de jogos, e outra de esperança!


Disputadas que estão 5 jornadas da Liga ZON Sagres, encontramos o Marítimo num surpreendente 4º lugar da tabela, e digo surpreendente porque depois de uma pré-época com tantos sinais negativos, exemplo da reconhecida má situação financeira do clube, dos reforços que tanto demoraram a chegar e que bem depressa abandonaram a equipa, até a um estádio que teima em não avançar, tenho que dar todo o crédito a Pedro Martins, timoneiro deste plantel, que soube fazer das suas fraquezas forças e liderou o Marítimo a um dos melhores arranques de época de sempre.

Começando pelo desempenho da equipa, e deixando a estreia frente ao Beira-Mar de lado (jogo que não tive oportunidade de presenciar), destaco a prestação do sector defensivo, começando pela segurança de Peçanha, passando pela confirmação da qualidade de Rúben Ferreira e terminando no bom entrosamento revelado pela dupla Roberge-Robson. Como reflexo deste bom desempenho, somos a 6ª defesa menos batida da Lida, sem esquecer que contamos já com duas visitas a estádios de candidatos ao título. Subindo um pouco no terreno, encontramos, no meu ponto de vista, o grande reforço do Marítimo para esta época, Olberdam, autêntico patrão do meio-campo, com participação quer no momento defensivo,como também nas transições atacantes, um atleta que aos 26 anos de idade promete fazer a melhor época da sua carreira. Por fim, e porque contra factos não há argumentos, temos que falar do fenómeno de eficácia que tem sido Baba, com a média de 1 golo por jogo, assume a liderança dos melhores marcadores do campeonato, e naquela que será a sua última época no clube, prepara-se para deixar muitas saudades nas hostes maritimistas. Por vezes alvo de um misto de amor-ódio, o jovem senegalês cedo teve nos seus ombros o peso de liderar a frente de ataque verde-rubra, o que se calhar, para um atleta da sua idade, é um fardo difícil de suportar.

Na verdade, individualidades à parte, mais do que um plantel, o Marítimo tem um grupo, um conjunto de atletas dispostos a sacrificarem-se uns pelos outros, um grupo de homens dispostos a provar que as evidências estavam erradas e a sair de todos os jogos de cabeça erguida!

3 comentários:

  1. Parabéns ao presidente Carlos Pereira pelo muito que tem feito por este clube,outro qualquer não faria melhor.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns?? Ele só fez o que lhe competia, não tirou um euro do seu bolso para aplicar no Marítimo seja onde for. Os meus Parabéns ao CP pela obra patrimonial construída, mas não lhe dou mérito no afastamento da massa associativa. Não é necessário recuar muitos anos atrás, antes das obras dos Barreiros por volta de 2004-2006 o CSM conseguiu médias de 6 a 7 mil espectadores, hoje com um estádio para 5000 nem sequer enche nos jogos "normais" sem ser com os 3 estarolas. Para não falar no decadente Dep.Marketing.

    ResponderEliminar
  3. AHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar