sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Liga Portuguesa?"

Carta do leitor do Sr. João de Góis - 8 de Agosto de 2011: 
"O Presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol deu uma entrevista em que falou no excesso de jogadores estrangeiros na Liga Portuguesa que já ultrapassam os jogadores nacionais.
Não obstante tratar-se de um sinal de avanço cultural numa globalização que cada vez mais atinge todos os sectores, nos dias de hoje constata-se uma aposta quase a olhos fechados no produto estrangeiro em detrimento do produto nacional. 
É para mim vergonhoso enquanto simpatizante do C. S. Marítimo ter a equipa com mais estrangeiros na Liga Portuguesa com a qual já não me identifico.
Joguei futebol nas camadas jovens e o Marítimo sempre foi uma das melhores equipas (a par do Nac.. e Un..) destacando-se dos outros dois por apresentar um plantel totalmente regional. No entanto, aquando da passagem para o escalão sénior, constata-se uma série de fenómenos inexplicáveis. Jogadores estrangeiros que nunca ninguém ouviu falar são preferidos e quase obrigados a jogar para se valorizarem e serem vendidos a preço de ouro, enquanto o madeirense que até dá "uns toques na bola" tem de se contentar com uma equipa da Série Madeira em que vai treinar após um longo e exausto dia de trabalho.
Tenho 24 anos e lembro-me perfeitamente de jogar contra grandes fenómenos do futebol regional desde o Rúben Micael e outros que o igualavam e até superavam. No entanto, já no futebol jovem havia estes fenómenos. O União era um clube que claramente se destacava contratando jogadores estrangeiros para os escalões de juvenis e juniores pagando-lhes quase tanto ou mais que jogadores seniores e ainda com direito a habitação. No meu clube jogávamos por amor à camisola, por amizade, por confraternização e por uma sandes de marmelada com "pão fresco do dia anterior" e um sumo "radioactivo". 
Nunca tive grande talento para o futebol. A vontade e o gosto eram sempre superiores ao jeito para a coisa. Hoje dou graças a Deus por assim ter sido pois mesmo se fosse um grande jogador, para jogar num dos grandes da Madeira faltava-me algo.. o belo do sotaque brasileiro."


O estudo do SJPF, a que o Sr. João de Góis faz referência, pode ser descarregado aqui.

4 comentários:

  1. E porque não te calas ó vergonhoso adepto do Maritimo.
    Só em 100 mil "pernas de pau" como tu é que aparece um jogador razóavel na ilha.
    Deste modo,o clube tem que ir ao exterior buscar matéria-prima.
    Puxa pá,este blogue parece um infantário.
    Cresçam e apareçam.

    ResponderEliminar
  2. Opinião de um simpatizante pouco ou nada vale, se ainda fosse sócio ou accionista ainda era para ter em conta, mas deve ser mais um daqueles, que só vai aos barreiros uma vez por época e para apoiar o clube do "contenente".

    P.S. Nem todos nascem "C.Ronaldos", mas existem bons valores na ilha e seria interessante o clube apostar mais no produto regional bem como no nacional.

    ResponderEliminar
  3. Olha este anónimo "regenal"armado em Cristiano Ronaldo...xpetaclar.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo zebra, o teu clube não tem blog ou site? Volta para a serra eucaliptal, porque na 5a feira a Madeira vai ser invadida por ingleses que vão festejar o apuramento para a liga europa.

    ResponderEliminar